Revise a moto antes de viajar
Além das manutenções periódicas previstas pelo manual do proprietário, confira se todos os itens da motocicleta estão funcionando corretamente antes de colocar a moto na estrada. É importante checar sistema de iluminação, setas, pneus, freios e o nível de óleo.
Escolha a roupa certa para viajar de moto
O motociclista deve estar sempre com a vestimenta adequada, com capacete fechado, jaqueta com proteções de coluna, ombro e cotovelos, calça feita de material resistente, botas de cano curto e luvas. Nos dias de calor, vista uma jaqueta ventilada para não transpirar tanto e sentir desconforto durante a viagem.
Na chuva, fique em um lugar seguro
Você até pode ter experiência em pilotar a moto debaixo de chuva, mas se estiver passeando com um grupo de amigos, sempre haverá um sem o traquejo necessário. Assim, proteja-se em lugar seguro, como postos de serviço ou rodoviário. Não pare sob pontes e viadutos que, geralmente, não possuem área de escape, tornando a espera muito arriscada.
Faça intervalos regulares
O descanso é fundamental ao viajar de moto sozinho. Só assim se recupera as condições mais adequadas de concentração e reflexos. “A decisão de quando parar e durante quanto tempo é do próprio motociclista, considerando sua condição física, o clima e a situação da estrada em que trafega.